domingo, 8 de março de 2015

ONDE ESTÁ A EVOLUÇÃO DA LÍNGUA?

       Não foi comprovada a teoria de Darwin (e por isso mesmo é uma teoria). O kardecismo, importado e assimilado da França pelo Brasil (país cuja elite adora importar e macaquear cultura estrangeira) não prova a evolução do espírito, embora postule que ela existe. Por que haveríamos de aceitar que a língua muda para melhor? Antes do classicismo, por exemplo, não havia a forma feminina "senhora": os trovadores se referiam à sua "senhor". Hoje, temos de fazer mais esforço físico e intelectual na hora de falar ou escrever, pois temos de produzir um "a" que antes era desnecessário. Isso não é evolução, não é mudar para melhor: é degenerescência. Quando os professores deixarão de falar em evolução (juízo de valor) para falar apenas em variação (constatação da realidade)?

(Duque de Caxias, em 15/2/2015, no Facebook.)

2 comentários:

  1. 1. Uma variação qualquer que seja na língua pode ser, a meu ver, considerada uma evolução, desde que persistente por um tempo ou não ( vale lembrar dos processos sincrônicos e diacrônicos estudados em Linguística).
    2. Agora vejamos o seguinte: é importante esclarecer que evolução não é sinônimo de mudanças positivas, portanto, não há de se falar em evolução atribuindo-lhe o sentido de "melhora", "progresso"... A evolução científica se baseia em evidências que demonstram tanto fatos/fatores que se modificaram voluntária ou involuntariamente e passaram (as evidências da da evolução) a existir de modo natural, independente de ser algo bom ou ruim, positivo ou negativo...O fenômeno linguístico-evolutivo ocorre da mesma forma. Por que muitas pessoas falam " Nós vai" e não "Nós vamos"? humm.. Pense um pouco, caro leitor? Pois bem, independente de sua resposta, o fenômeno existe e não se trata ou deve se tratar de uma questão de bom ou péssimo aos nossos ouvidos e muito menos algo desprezível e abominável pela Gramática (pode até ser, mas, quer saber? O povo (inclusive nós, evidentemente), é quem dita as regras e não um grupo de gramáticos que determinam o que é certo ou errado para se dizer, diga-se de passagem (elite), já que somos "livres".
    3. Viva o povo brasileiro, viva as nações estranJeiras (com J,rs) e sua diversidade linguística e consequentemente evolutiva!
    :-)

    ResponderExcluir
  2. Marcio, para que uma teoria seja uma teoria (na ciência) ela tem o DEVER de vir comprovada. Uma teoria é o conjunto de hipóteses comprovadas (cientificamente) que explicam a ocorrência de fatos e padrões e os coloca em uma linha única de pensamento que os una, sendo que ela deve ter formas de se verificar se é verdadeira ou falsa e, dependendo disso, ela será aceita ou não pela comunidade científica (que também devem ter evidências que sustentem seu argumento).
    Se ela não está falseada, então ela se mantém como parte do conhecimento científico atual. A Teoria da evolução está a mais de 100 anos sem ser derrubada.

    É muito importante separar o termo "teoria científica" de "teoria" dita no meio popular.
    Teoria, para a ciência, não é algo hipotético, mas algo que atualmente sabemos que acontece por determinados meios comprovados.

    ResponderExcluir